Check-list Estratégico para a Descoberta (Fase 1 do Design Thinking)
O primeiro passo é o mais importante. Baixe o Check-list Estratégico da Descoberta do Quarto de Ideias, a ferramenta essencial para novos empreendedores estruturarem o negócio através da clareza e do Design Thinking.
Esse artigo faz parte de uma série de quatro artigos sobre o check-list de cada uma das etapas do Design Thinking. Você pode acessar os demais artigos aqui:
Todo negócio começa com uma ideia que exige pausa, observação e profundidade. A qualidade dessa pausa determina muito o quão promissor será o negócio, essa que não tem a ver diretamente parar as coisas – parem as máquinas! e sim, pausar para dar atenção ao que importa: o processo de descoberta.
Se você está empreendendo ou prestes a lançar um novo projeto, a tentação de pular direto para o nome, a criação do logotipo, Instagram ou do site é imensa, e isso não invalida a importância dessas etapas. No entanto, sem a profundamente, é possível que tudo gire em torno de ideias genéricas, pressas e ruídos.
Para ajudar empreendedores e líderes a iniciarem essa jornada com a solidez necessária, desenvolvemos o Check-list Estratégico da Descoberta – a ferramenta que libera o seu posicionamento claro e aplicável.
Por que “dar um passo atrás” é o ato mais estratégico
Nossa filosofia de trabalho é guiada pelo Design, que utilizamos como ferramenta de direção. Nossas abordagens são orientadas pelo Design Centrado no Humano (HDC), Design de Serviço e Design Thinking.
A Descoberta exige que você conheça o universo da Marca sem vieses. É o momento de mergulhar no contexto, nas ambições do negócio, na cultura interna e na experiência do cliente. Se você está projetando um novo negócio, é fundamental que a partir de experiência, de feeling, você consiga projetar o que deseja oferecer e gerenciar nesses eixos.
O processo de Descoberta é um olhar guiado para dentro e para fora. É onde você aprende a observar aspectos que importam para a partir deles formar padrões e tomar decisões de diferenciação e posicionamento. É somente Descobrindo como está o mercado que você conseguirá executar ideias originais e encontrar formas de diferenciação.
E é somente após a Descoberta que conseguimos Definir o que será Desenvolvido. Dessa forma, passamos a tomar decisões com base em tempo, considerando os fatores que envolvem desde a capacidade de realização ao que é prioridade. Sempre vai ter o que fazer, e se você não fizer uma boa descoberta nesta fase, qualquer definição seguinte será superficial. A estética e serviço será genérico porque não será consequência do pensamento, e tudo bem ser assim, uma vez em que compreenda e ser e alinhe sua expectativa.
A estrutura da ferramenta: Os 4 Eixos do Quarto
A ferramenta Check-list Estratégico da Descoberta reflete essa visão e usa a estrutura de quatro eixos complementares para garantir que sua análise seja profunda e completa, como se estivesse usando a chave (o novo símbolo do Quarto) para destravar o caminho do seu negócio:
1. Marca: Focada na origem, significado e essência. O que sua marca realmente representa?
2. Serviço: Analisa a experiência do cliente e a coerência da entrega. Como a promessa se manifesta na prática?
3. Comunicação: Avalia a linguagem, estética e comportamento da Marca. Como você expressa sua verdade ao mundo?
4. Negócio: Concentra-se na estratégia, propósito e sustentabilidade. Quais são os objetivos desejados e a capacidade de entrega?
Ao preencher este check-list, você pensa de forma integrada e realiza um diagnóstico prático do seu contexto, comportamento e ambições. É um recurso do Pensamento do Design que permite aprender e alimentar o repertório para definir com prioridade o que é possível de ser feito na fase seguinte (Definição).
Desenvolvido para Ação e Clareza
Entendendo que empreendedores precisam de flexibilidade e acessibilidade, o Check-list Estratégico da Descoberta foi pensado para ser imediatamente útil:
• Formatos Versáteis: Disponível em PDF A4 (para impressão), Canva editável e versões digitais em Figma ou Miro.
• Aplicação Prática: A estrutura segue o conceito de Duplo Diamante, com espaço específico para você anotar e debater pontos cruciais dentro dos eixos de Marca, Serviço, Comunicação e Negócio.
Seu negócio precisa se organizar, se alinhar e crescer. Esta ferramenta é o seu primeiro passo para aplicar o pensamento de design além do insight criativo e consolidar ações mais estratégicas.
O Quarto é um espaço que destrava ideias, clareia decisões e cria marcas que ocupam lugar.
Baixe o Check-list Estratégico da Descoberta e comece a construir seu negócio a partir da solidez, da verdade e da clareza.
O Design de Marca deve ser tratado como a arquitetura do seu negócio. Saiba por que buscar profissionais que garantam um Design estratégico é crucial para a sustentabilidade, previsibilidade e geração de valor no longo prazo.